quinta-feira, abril 26, 2007

Demissão de assessor pode gerar escândalo

A demissão de um assessor em determinado cargo de confiança, na Capital Federal, pode render denso noticiário aqui no RN.

O servidor estava há tempos num gabinete da Câmara Federal e é verdadeira “caixa preta” ambulante, carregado de dossiês sobre mutretas e orgias com o dinheiro público.

Pelo que me chegou às mãos, é coisa bastante explosiva. Mas por zelo à notícia, prefiro lapidar melhor o material.

O que já vi é de deixar qualquer um com rosto ruborizado, batavo, rosado mesmo.

É, não se faz mais político como antigamente...

Cassados primeiros vereadores no RN

Os vereadores Ismael Mendes (ex-PP) e Socorro Cunha (ex-PMDB), vereadores em Pau dos Ferros, tiveram seus mandatos cassados agora ao final da tarde. São os primeiros no RN, a partir de interpretação recente sobre fidelidade partidária, feita pelo TSE.

A vereadora presidente da Câmara Municipal, Tércia Batalha (PMDB), assinou ato administrativo cassando Ismael (que está sem partido no momento) e Socorro (que saltara para o DEM).

Os requerimentos pedindo a cassação foram apresentados pela ex-vice-prefeita Maria Rego, presidente municipal do PMDB, e por Glaucione Garcia que dirige o PP.

Em lugar de Ismael deverá assumir o jornalista Jeann Carlos (PP) e na vaga de Socorro, o nome é de Heldo Rogério Holanda (PMDB).

As solicitações partidárias foram protocoladas na terça, 24, por ambos partidos. Parecer da Assessoria Jurídica da Casa, a cargo do advogado Nelson Maia Neto, atestou o amparo legal dos requerimentos de PP e PMDB.

Suplente beneficiado vê "ato de justiça"

Para o jornalista Jeann Carlos, a decisão da presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Tércia Batalha (PMDB) - veja matéria acima -, assinando ato administrativo cassando Ismael Mendes (sem partido) e Socorro Cunha (DEM) é um "ato de justiça".

Ouvi-o agora há pouco.

"Eu acredito que isso acontecerá em várias partes do país, tendo em vista que o TSE declarou que as vagas pertencem aos partidos e coligações, de acordo com consulta feita pelos democratas", comentou Jeann.

Adiante, Jeann acrescentou: É necessário que haja uma moralização na questão da fidelidade partidária. As vagas pertencem aos partidos, por isso o PMDB e o PP, sentindo-se prejudicados, requisitaram as vagas."

Agora, Jeann espera informação oficial sobre ato de posse. De antemão, asseverou que está tranquilo quanto a seu papel e não teme reviravolta legal no caso.

OAB prova que "Lei Seca" só atingiria pobre

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da seccional da OAB em Mossoró, advogado Olavo Hamilton, a idéia de instituir "Lei Seca" na cidade é a materialização de um apartheid social.

Na ótica do advogado, a lei não conseguiria a equidade obrigatória, nivelando pobres e ricos sob seu tacão. Ao final, os mais abastados e poderosos a descumpririam, enquanto os pobretões sofreriam as sanções estatais.

O ponto de vista dele foi manifestado agora à tarde na Câmara Municipal de Mossoró, onde diversos segmentos discutiram proposta de implantação da lei seca, que vedaria venda e consumo de bebidas alcoólicas a partir de meia-noite, no município.

A audiência pública movimentou a Casa, a partir de proposição do vereador Sargento Osnildo (PSL).

Nota deste Blog: absolutamente coerente a visão do representante da OAB. A segurança pública tem-se mostrado ineficiente no combate à criminalidade em qualquer horário e a bebida alcoólica, necessariamente, não é o combustível fundamental à escalada do crime. Falta a presença eficiente do Estado, além de uma legislação processual que iniba a impunidade. A conjuntura social, ao mesmo tempo, termina fermentando a amplificação da barbárie.

Fafá será ouvida em novo inquérito no dia 18

Converso longamente com o titular da Promotoria do Patrimônio Público em Mossoró, promotor Eduardo Medeiros, que me confirma a disposição em ouvir a prefeita Fafá Rosado (DEM) no dia 18 de maio.

A princípio, a sabatina estava marcada para a semana passada. A morte de Aruza Rosado, irmã da prefeita, levou-o a adiar o depoimento.

O MP investiga, entre várias denúncias, a prática de nepotismo na Prefeitura de Mossoró.

A investigação é apenas uma das várias que estão sitiando a gestão de Fafá, apesar do silêncio cúmplice da grande maioria da imprensa do RN.

A prefeita não tem apenas esse empecilho judicial.

O caso do “Junioduto”, está em estágio mais avançado e há enorme possibilidade dela ser denunciada pela Procuradoria Geral de Justiça por improbidade administrativa. O problema nasceu na promoção "Mossoró Cidade Junina" de 2005, primeiro ano de governo.

Outro procedimento também mais adiantado, é quanto às eleições do ano passado, quando a prefeita chegou a ser presa, denunciada por promover campanha eleitoral de forma irregular no dia 1º de outubro.

Ainda bem que temos aí um “governo transparente”, como a propaganda oficial e subliminar atesta. Ainda bem. A glória, Senhor!

Vivas para doutor Honório de Medeiros

Assumindo minha porção “colunista social”, proclamo aos quatro ventos e saúdo o advogado Honório de Medeiros, por seu aniversário neste dia.

Gente e profissional de currículo impecável, Honório é uma exceção à tese do naturalista Charles Darwin.

Ele não é prova da evolução da espécie, porque o pai – “seu” Chico Honório - é muito melhor.

Parabéns, meu caro.

P.S: Por absoluto apreço e polidez, não escrevo sua idade, até porque não disponho de acesso à exame de “carbono 14”, capaz de datar seu tempo paleontológico.

Câmara assume "espírito de corpo dolorido"

Em sua sessão de hoje, a Câmara Municipal de Assu discute a violência policial, a partir das 19h30.

A proposição que gerou o debate, com a presença de representantes das polícias Militar e Civil, além do Ministério Público, decorre do vereador Manoel Ferreira, o “Manoel Botinha”, que levou uma peia policial há cerca de um mês.

O apoio dos seus pares à discussão do tema, é o que se pode denominar de “espírito de corpo dolorido”.

Pau nos outros (o cidadão comum) é refresco.

Morre ex-prefeito de Fernando Pedroza

Faleceu hoje pela manhã, no hospital Santa Catarina, o ex-prefeito do município de Fernando Pedroza José Salviano da Cruz, “Dedé Salviano”.

O ex-prefeito tinha problemas de diabetes e estava internado desde a semana santa.O quadro de saúde do ex-prefeito vinha se agravando a cada dia e, na manhã de hoje veio a óbito.

Dedé Salviano foi prefeito de Angicos quando o então prefeito Espedito Alves foi assassinado. Dedé Salviano passou a condição de prefeito tirando mandato de 1983 a 1988.

Salviano foi também o primeiro prefeito da cidade de Fernando Pedroza, em 1996, quando da sua primeira eleição, sendo que o município foi desmembrado de Angicos em 1992.

Foi reeleito em 2000. Na campanha passada elegeu prefeito o sobrinho Gondemário de Paula Miranda Júnior “Gon”.

Dedé Salviano era filiado ao PSB, partido da governadora Wilma de Faria e irmão do ex-prefeito do município de Venha Ver, Expedito Salviano.

O velório do ex-prefeito ocorre na Câmara Municipal à tarde e o sepultamento está previsto para acontecer hoje às 17h.

Do Blog de Aclecivam Soares (http://www.aclecivam.blog-se.com.br)

Morre em Natal irmã de Vivaldo e Bibi Costa

Acontece agora às 17 horas, em Caicó, o sepultamento da senhora Maria de Lourdes Costa, 66, irmã do deputado estadual Vivaldo Costa (PR) e do prefeito caicoense Bibi Costa (PSB).

Ela faleceu à madrugada de hoje na Casa de Saúde São Lucas em Natal, com câncer.

Povo ri da própria desgraça em Brasília

A verve do povo brasileiro continua impagável.

Já dizia um filósofo, que “feliz do homem que ri de suas próprias desgraças”.

Em Brasília, nos últimos dias, inúmeros veículos circulam pela “cidade-lúdica” (não confundir com cidade-luz, Paris), ostentando adesivo auto-explicativo da revolta de uma nação.

Veja no anexo ao lado, como os manifestantes vêem nossos congressistas.

Um bando de filhos da .....

Geraldão do PT quer Garibaldi logo com Lula

Ao ser entrevistado no programa “Panorama do RN”, da Rádio Globo Natal, nesta quarta, 25, o presidente estadual do PT, Geraldo Pinto, defendeu a imediata adesão do senador Garibaldi Filho(PMDB) ao Governo do presidente Lula. A informação é do jornalista Oliveira Wanderley (www.oliveirawanderley.zip.net).

“É importante que Garibaldi venha o mais rapidamente possível para a base de apoio a Lula. É muito ruim nós termos três senadores de oposição ao Governo Lula no Rio Grande do Norte”, declarou Geraldão.

Sobre a possibilidade de seu nome vir a ser indicado para a gerência da Petrobras no Rio Grande do Norte e no Ceará, Geraldão afirmou: “Seria hipocrisia dizer que não existe interesse de minha parte, mas no momento não estou priorizando isso não”.

Geraldão frisou, no entanto, que o PT quer ser ouvido na indicação do nome para a Petrobras. “Como também o PT quer ser ouvido nas indicações para o DNIT e para a Sudene”, assinalou.

Geraldão afirmou que a questão dos cargos federais será discutida na reunião da executiva estadual do PT no próximo final de semana.

quarta-feira, abril 25, 2007

Teste seu espanhol e suas tentações

O governo municipal de Mossoró vai adotar o espanhol nas escolas públicas da cidade (veja matéria abaixo).

Para que ninguém comece o aprendizado da língua de Cervantes fazendo feio, vamos exercitar um pouco.

Traduza a frase que apresento, levando-se em conta a tese de que é muito fácil falar espanhol:

"La vien un tarado con su saco en las manos corriendo atraz de la buseta."

Dou-lhe uma, dou-lhe duas e dou-lhe três para que responda sem manifestar, claro, qualquer impulso libidinoso.

E aí? Vamos ver se você acertou? A tradução é essa abaixo:

"Lá vem um tonto careca com seu paletó nas mãos, correndo atrás do micro-ônibus."

Não se aborreça. Pior é o que fazemos com a gramatica nacional.

Divorciados do português querem o espanhol

A Prefeitura de Mossoró está decidida a adotar a língua espanhola nas escolas do município.

Uma lindeza, hein!? Hablas espanhol?

Como este Blog gosta de manter em alta seu espírito público, sugere que antes a rede de ensino invista mais no português. Pode até abrir uma turma especial para algumas autoridades, que mantêm um divórcio litigioso com o vernáculo.

Num episódio recente, em sala de aula, o professor foi obrigado a amparar determinado aluno do ensino médio, que choroso admitiu não poder fazer prova, por não saber ler.

Irmã de Vivaldo Costa tem estado terminal

Acabei de receber uma informação da família Costa, de Caicó, de que não existe mais nenhuma esperança, infelizmente, sobre uma possível melhora no estado de saúde de Dona Lurdes Costa.

Lurdes é irmã do deputado estadual Vivaldo Costa, ex-deputado Dadá Costa, do prefeito Bibi Costa, ex-prefeito de São José do Seridó, João Bosco Costa, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Tarcisio Costa, entre outros.

A família informa que ela se encontra em estado terminal já estando em coma profundo. Todos os familiares aí citados e os outros já visitaram hoje Lurdes Costa.

Lurdes Costa, aos 66 anos de idade, luta contra um câncer.

Do Blog de Robson Pires (http://www.robsonpiresxerife.com/blog/)

Fafá voltará a depor sobre seu governo

Depois de ouvida no último dia 9 em Natal no Tribunal de Justiça do Estado (TJE), pela Procuradoria Geral de Justiça do RN, a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (DEM), enfrenta nova sabatina nos próximos dias.

Ela deverá prestar depoimento ao Ministério Público em Mossoró, Vara do Patrimônio Público.

Fafá terá que dar explicações que antes estavam definidas para a semana passada, em apuração feita pelo MP quanto a supostos deslizes da administração municipal. O falecimento de sua irmã, Aruza, adiou a sabatina.

Estudantes também vão fazer paralisação

Mais um segmento azeita os ânimos para promoção de greve.

São os estudantes da Uern que aprovaram hoje indicativo de paralisação para o dia 8 de maio, um dia antes dos professores da instituição.

Trata-se de uma greve com pauta própria e não indo à reboque dos docentes, garante a presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Uern, Adriana Vieira.

ZPE é cogitada para município de Assu

O prefeito de Assu, Ronaldo Soares (PP) recebeu hoje uma delegação de investidores estrangeiros.

Em pauta na conversa com o prefeito, a iminente possibilidade de fomento da economia do município e região, por um consórcio empresarial multinacional.

O segredo para que essa aspiração não se desmanche, é a instalação de uma ZPE, Zona de Processamento de Exportação.

O assunto promete render ainda muitas reuniões e diligências políticas.

Assembléia Legislativa define comissões

Finalmente hoje a Assembléia Legislativa define a formação de suas comissões técnicas.

As principais terão comando equilibrado, com nomes da oposição e do governo.

Na de Constituição e Justiça, Gustavo Carvalho (PSB) que é líder do governo será o presidente.

Já Walter Alves (PMDB), filho do senador Garibaldi Alves (PMDB), deve despontar na presidência da Fiscalização e Controle.

Henrique Alves tem a força em Brasília

No Jornal do Brasil, edição de hoje, coluna “Informe JB”, novamente o nome do deputad federal Henrique Alves (PMDB) apaece em relevo. Confira aí abaixo:

Poderoso Henrique - O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Fortes, disse a 20 prefeitos com os quais se encontrou na semana passada que as liberações de pedidos no órgão só passam agora com a aprovação do PMDB da Câmara, mais especificamente do líder Henrique Eduardo Alves.

Alguns desses prefeitos foram reclamar diretamente com os adversários de Alves no seu Estado, o Rio Grande do Norte: Nélio Dias, presidente do PP, e o ex-líder do governo no Congresso Fernando Bezerra.

Okamoto cumpre agenda em Natal-Mossoró

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, aporta em Natal e Mossoró amanhã, para cumprir uma agenda corrida.

As 9h, ele lança o Programa Natal Empreendedor, no Sebrae Zona Norte.

Ao meio-dia, participa de almoço na Fiern.

Já às 16h deverá conhecer uma usina de beneficiamento de cera na zona rural de Mossoró. Em seguida, assina um convênio para a implantação do Centro de Tecnologia de Apicultura e Meliponicultura do RN.

A noite, o homem estará na inauguração da loja de artesanato Arte da Gente, do Governo do Estado, no Praia.

Para lembrar: Okamoto ficou conhecido nacionalmente muito mais pela amizade com o presidente Lula do que por seu trabalho no Sebrae.

Caiu como uma luva o apelido de doador universal, por aparecer sempre ajudando sobremodo o presidente e familiares. Bem, mas aí são outros quinhentos.

Comunicado final deste Blog Jornalístico

A partir de hoje, um novo endereço na Internet responde pelo trabalho jornalístico que procuro desenvolver neste universo virtual. Depois de...