Candidato perde fôlego em meio a eleitorado mais pobre
Em levantamento de informações sobre a mais recente pesquisa do Ibope, a segunda feita em relação à campanha no RN, Este Blog tem acesso a relatório oficial da última sondagem, divulgada na sexta, 15.
Pelo que é possível identificar em números adicionais, que esquadrinham o cenário sócio-econômico do eleitorado, traçando o seu movimento, ocorre uma mudança muito considerável.
O candidato Garibaldi Filho (PMDB), que continua liderando a disputa (46% contra 42%), está sofrendo baixas sobretudo na massa eleitora mais carente, que costuma decidir uma eleição. A adversária Wilma de Faria (PSB) está na iminência de tomar sua liderança.
“Da última pesquisa para esta, o candidato do PMDB recua 11 pontos percentuais entre os eleitores com menor poder aquisitivo”, diz o Ibope. Algo preocupante.
Mais: “E entre os menos escolarizados” há outro baque significativo, descendo de 54% para 43% na preferência desse contingente.
Veja esses trechos do relatório oficial do Ibope, que Este Blog teve acesso, em material abaixo:
Análise por segmentos
Garibaldi tem seu melhor desempenho entre os eleitores com idade entre 25 e 29 anos (52%) e entre os entrevistados residentes no interior do estado, onde vence a Governadora por 48% a 40%.
Da última pesquisa para esta, o candidato do PMDB recua 11 pontos percentuais entre os eleitores com menor poder aquisitivo (de 53% para 42%) e entre os menos escolarizados (de 54% para 43% entre quem tem até a 4ª série do Ensino Fundamental).
Além destes dois segmentos, o peemedebista recua nove pontos percentuais (de 53% para 44%) entre os entrevistados com 50 anos ou mais.
Já Vilma destaca-se pelo seu melhor desempenho entre os entrevistados da capital. Em Natal, 47% dos eleitores preferem a candidata do PSB e 40% escolhem o candidato do PMDB.
Em comparação com o último levantamento, Vilma tem um crescimento mais significativo entre os eleitores de maior poder aquisitivo, onde eleva em 10 pontos percentuais seu percentual de voto, de 36% para 46%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário