terça-feira, julho 11, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Avulsos e casados na política potiguar

Com a legislação eleitoral remendada e enxovalhada, além da cultura do vale-tudo inserida no cotidiano, numa espécie de código de sobrevivência, parece termos chegado ao paroxismo da degradação do sistema partidário. O Rio Grande do Norte é apenas um modesto exemplo do que se espalha pelo Brasil, como uma metástase.
Quando a ex-prefeita de Mossoró e candidata ao Senado, médica Rosalba Ciarlini (PFL), pregou ostensivamente a necessidade de voto “casadinho, amarradinho e coladinho” ao senador Garibaldi Filho (PMDB), concorrente ao governo, não fazia retórica. No jantar de adesão patrocinado pelo PFL mossoroense à semana passada, Rosalba deixou clara a necessidade asfixiante de agregar ao máximo o potencial de votos vinculantes de Garibaldi.
Num ambiente de disputa eleitoral em que a promiscuidade é a marca mais latente, onde impera a ideologia do mais forte e as regras tornam a derrota o único fato “feio”, é compreensível a postura de Rosalba. Mas o temor de desnutrição de votos não é restrito a ela. Praticamente todos os candidatos, em todos os níveis, estão sujeitos às perdas.
Mesmo sem estar no ordenamento eleitoral, o que temos é o ressuscitamento das "candidaturas avulsas". No passado, época da República Velha (1889-1930), o indivíduo poderia pleitear um cargo eletivo com o próprio nariz, sem partido. Em regra, a legislação atual não permite, mas na prática se sobressai o "salve-se quem puder".
Diante desse quadro, nenhuma postulação está absolutamente segura da vitória, visto que os palanques são imprecisos e os apoios flácidos.
Quem mais perde em face dessa anomalia democrática?
Não é possível relacionar quais serão os mais afetados nas urnas. Entretanto, é fácil identificar que o "modus operandi" da pressão pelo voto "casadinho, amarradinho e coladinho" tende a produzir efeito colateral.
Puxando um episódio do passado, chegamos ao deputado Vingt Rosado, já falecido.
Candidato a vice-governador na chapa de Dinarte Mariz em 1960 - o vice era votado em separado do majoritário -, Vingt bradou em praça pública: "Só aceito voto casado com Dinarte". Perdeu. Perderam.

PRIMEIRA PÁGINA

BESTEIRA – Em entrevista ao “Jornal 96” da FM 96, o vereador natalense e candidato a deputado federal, Renato Dantas (PMN), foi impiedoso com o prefeito Carlos Eduardo Alves (PSB). “Acho a administração dele incompetente” (...). “Eu não fico em palanque com Carlos Eduardo para ouvir besteiras” (...). Renato disse que apóia Wilma de Faria (PSB) à reeleição, mas sendo eleito imprimirá mandato “independente”.
ROSALBA – A ex-prefeita de Mossoró e candidata ao Senado, médica Rosalba Ciarlini (PFL), tem compromisso hoje à noite em Brasília. Na pauta, como principal tarefa, encontro nacional de candidatos ao Senado pelo PFL.
GALEGUINHO – O empresário do setor de carcinicultura, Itamar Rocha (PMDB), candidato a deputado federal na atual campanha, está sendo tratado jocosamente como o próximo “Galeguim” dos Olhos Azuis. Esclarecendo: em 1988, Jansen Nogueira - candidato a vereador em Mossoró, filho do então dirigente da Legião Brasileira de Assistência (LBA), Jair Nogueira, teve investimento financeiro-material estelar para se eleger, mas terminou como grande fiasco.
MEDO – Alguns candidatos a cargos eletivos estão bastante apreensivos quanto à propaganda em campanha. Ontem, por exemplo, uma simples pintura em muro de residência privada em Mossoró, que contemplaria o nome de Leonardo da Vinci Nogueira (PFL), candidato a deputado estadual, terminou suspensa. A orientação é que não se completasse o trabalho enquanto não houvesse autorização por escrito e outros procedimentos, para finalmente se fazer o serviço.
VETO – A oposição coloca o presidente Lula num embaraço. A MP que trata da concessãodo FGTS para os empregados (as) domésticos vai ser vetada pelo presidente, o que certamente lhe causará algum desgaste político. Coisa da nossa politicalha. Mas é bom assinalarmos, que a primeira-dama Marisa foi babá dos 9 aos 14 anos e duas irmãos do presidente chegaram a ser empregadas domésticas. Bem, mas isso faz muito tempo.

GERAIS

- Um novo e excelente reforço do programa “Mossoró da Gente”, inserção radiofônica do governo Fafá Rosado (PFL), é o DJ e locutor-apresentador George Wagner. Além de larga experiência, Wagner é um grande caráter.
- O proprietário da “Pousada do Júnior” em Assu, Antônio Cícero Sarmento Júnior, foi assassinado à 19h15 de ontem, segunda, 10, com vários tiros. A primeira dedução é de que a morte foi por encomenda, decorrente de vingança. Ele era natural de tenente Ananias, no Oeste do RN.
- Como ninguém é de ferro (até ele oxida), a repórter social Marilene Paiva (De Fato) está subindo a serra nesta manhã. Vai para Martins, antecipando final de semana. Por lá, não por acaso, Marilena vai se entregar ao pecado da gula num Festival Gastronômico.
- O Potiguar estréia no próximo domingo na Terceirona do Brasileirão, no estádio Nogueirão, contra o Treze de Campina Grande (PB).
- Deverá começar em setembro o período de fase experimental da TV Redenção, em Mossoró. A emissora pertence ao grupo HGO (Hospital Geral de Olhos), comandado pelos oftalmologistas cearenses Wanderlânio Carolino e Tiano Vasconcelos. A emissora terá programação da TV Diário(CE), mas também com conteúdo local.
- Não esqueça: a Segunda Edição diária desta coluna será postada em poucas horas, no turno vespertino. Acesse.
- Nosso obrigado a Obery Rodrigues, Almeri Júnior, Tasso Moura e Tasso Garcia pelo acesso a este Blog.

SÓ PRA CONTRARIAR

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem." (Mário Quintana)

Nenhum comentário:

Comunicado final deste Blog Jornalístico

A partir de hoje, um novo endereço na Internet responde pelo trabalho jornalístico que procuro desenvolver neste universo virtual. Depois de...