quarta-feira, julho 12, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Em dificuldades
Agora é o Diretório Municipal de Assu que decide não seguir o senador Fernando Bezerra (PTB) em seu projeto de reeleição ao Senado. Há poucos dias, os de Mossoró e Messias Targino tomaram essa posição. Um pouco antes, o ex-deputado e irmão do senador, Lauro Bezerra (PTB), foi desligado da sigla por não apoiar a postulação de Wilma de Faria (PSB) à reeleição.
Tudo isso representa muita turbulência para Fernando Bezerra, um político que entrou na vida pública bastante jovem, mas nos bastidores - ainda nos anos 60 - no sistema aluizista. Contudo, só nos anos 90 ele foi ingressar na corrida pelo voto, diretamente.
Os problemas de Fernando Bezerra tendem a aumentar (veja matérias postadas sobre pesquisa Perfil). O que está por vir é ainda mais complicado.
Outra vez o senador mergulha em campanha com aura de favorito, mas perdendo nutrição eleitoral com rapidez. Em 2002, como candidato a governador, nem para o segundo turno conseguiu ir. Em sua primeira e única vitória eleitoral direta, em 1998, foi eleito com a força que um slogan traduzia tudo: "O senador de Garibaldi".
Para este ano, Fernando Bezerra - que tem sido um congressista produtivo e importante para o RN - parece enfrentar a mesma sina. É pouco provável que consiga prosperar.
PRIMEIRA PÁGINA

FÔLEGO - Conseguindo seqüentes votações expressivas à Assembléia Legislativa, o deputado Nélter Queiroz (PMDB) não está se prendendo apenas ao Seridó e Vale do Açu, tradicionais colégios eleitorais seus, para obter novo triunfo. Em nível de região Oeste, há catequese política enraizada e equipes de trabalho a pleno vapor. "Acredito que vou ser muito bem votado por aqui", apostou em contato com o Blog.
MÚSICOS - A Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) está questionando em nível de Supremo Tribunal Federal (STF), a restrição à contratação de profissionais do setor para animação de eventos políticos este ano. A Lei 11.300, da Minirreforma Eleitoral, é o alvo da OMB que está pedindo a inconstitucionalidade desse dispositivo.
LONGE - Apesar de deverem eleição pela primeira vez à Câmara Municipal de Mossoró a intervenção cirúrgica da cúpula do rosalbismo, as vereadoras Gilvanda Peixoto (PFL) e Arlene Souza (PFL) não "rosalbaram" por inteiro até aqui. Explico: a candidatura a deputado estadual da irmã de Rosalba Ciarlini (PFL), Ruth Ciarlini (PFL), não é da preferência das vereadoras. A tese de ambas é no mínimo razoável, compreensível: se já apóiam e votam em Rosalba ao Senado, estão dando a contrapartida da força - considerável, que tiveram, à eleição à câmara em 2004.
GRUPO - O ex-governador e candidato à Assembléia Legislativa, Lavoisier Maia (PDT), recebeu sinais bem satisfatórios do grupo em formação para articular sua campanha na região de Mossoró. Seu filho, Lauro, assessor direto da governadora Wilma de Faria (PSB), é quem coordena tudo em nível estadual. Esta semana começaram as reuniões de ordenamento da cruzada pró-Lavô.
SUPERADO - Segundo fontes ligadas à vereadora Cícera Nogueira (PSB), que está provisoriamente na Câmara de Mossoró em lugar do vereador Renato Fernandes (PL), tudo serenou no relacionamento entre ambos. Há poucas semanas, a vereadora falou poucas e boas a Renato, atual dirigente da Codern. O mal-estar foi em face de desencontros quanto à verba de gabinete na câmara. Coube ao candidato a deputado federal João Maia (PL) cair, digamos assim, com a solução pacificadora e salomônica.
WIIIILMA!! - Candidata à reeleição, a governadora Wilma de Faria (PSB) dá pontaté inicial em sua campanha no domingo, com carreata em Natal saindo da Avenida Roberto Freire em Ponta Negra até a Redinha a partir das 11h. Ela repete fórmula de disputas anteriores, quando alcançou importantes conquistas político-eleitorais. A propósito, ontem ela promoveu Encontro das Mulheres no América, como avant-premier da luta eleitoral.
PESQUISA - Na pesquisa Perfil/Rádio Cidade/Jornal de Hoje divulgada nesta manhã pela Rádio Cidade (FM 94), a disputa a deputado federal apresentou essa ordem de tendência de votos:1 – Henrique Alves (PMDB), 2 – Fátima Bezerra (PT), 3 – João Maia (PL), 4 – Betinho Rosado (PFL), 5 – Sandra Rosado (PSB), 6 – Fábio Faria (PMN), 7 – Nélio Dias (PP) e Felipe Maia (PFL) em oitavo lugar. Ocorre, que a salada de sigla, alianças e outros fatores tornam tudo isso móvel.

GERAIS

- Existe movimento em andamento para pedir interdição da BR-304. O trecho já ceifou 14 vidas este ano, além de vários feridos e enormes danos materiais.
- Mais um grupo mossoroense está prestes a embarcar em investimentos no setor imobiliário. Onde hoje funciona uma das últimas indústrias de refino de sal em perímetro urbano, a Socel, dirigida pelo empresário Tasso Rosado (irmão da prefeita Fafá Rosado), deverá nascer um condomínio residencial. É o que se ouve nos bastidores da economia local.
- Segundo dados de uma pesquisa de uso interno, de determinado grupo empreendedor com investimentos em Mossoró, apenas cerca de 10 mil pessoas no município teriam rendimento/mês de R$ 3 mil. Cá para nós: dado irreal. O contingente com “renda não-contabilizada” é bem-superior.
- O Baraúnas fez seu último amistoso antes de estrear na Terceirona do Brasileirão. Ontem em Upanema, jogando contra o selecionado amador local, ficou no 1 x 1.
- O América de Natal perdeu para o Náutico na Segundona do Brasileirão jogando ontem à noite em Recife. Foi 0 x 1 no Estádio dos Aflitos.
- Promete ser casa cheia o espetáculo teatral "procura-se um namorado", no Teatro Dix-huit Rosado a partir das 21h. A procura por ingressos na Livraria Café e Cultura é intensa. O principal nome da peça é o ator Eri Jonhson.
- Saiba mais sobre a Pesquisa Perfil/Rádio Cidade/Jornal de Hoje em outras postagens durante esta quarta e na Segunda Edição da Coluna do Herzog no turno vespertino.
- Obrigado ao DJ Pedro Canísio (FM 95 de Mossoró), Fernando Lins (Sal Maranata), médico Dix-sept Sobrinho e à valorosa - e fiel leitora - Íris Maia (Cimento Nassau) pelo acesso a este Blog.

SÓ PRA CONTRARIAR

O veto a contratação de estruturas de showmícios e material de propaganda reduz o gasto de campanha ou deixa mais dinheiro à mão para compra direta do voto?

Um comentário:

Anônimo disse...

NEPOTISMO
Faz escola o nepotismo em Mossoró. Veja, o secretario de Administração Manoel Bezerra,cancelou, por pura maldade, o contrato do Sr. Zeferino, um sr. idoso, honesto, para colocar em seu lugar, um primo de sua mulher. Pergunta-se, ele foi orientado por quem?

Comunicado final deste Blog Jornalístico

A partir de hoje, um novo endereço na Internet responde pelo trabalho jornalístico que procuro desenvolver neste universo virtual. Depois de...