sexta-feira, setembro 08, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Eldorado lulista

O factóide que se estuda nos bastidores da campanha da “Vontade Popular”, para a produção de um fato quando da visita do presidente Lula ao Estado, dia 15, precisa ser repensado por seus alquimistas. Mas acho que isso deverá ser feito, haja vista que trabalham permanentemente com pesquisas.

Quem visitar o assentamento de Eldorado dos Carajás II, parte da antiga Maisa na região de Mossoró, ouvindo seus ocupantes, descobrirá no “olhômetro” que o presidente Lula continua em alta por lá. Aquela informação que andou circulando, de que assentados fariam manifestação contra Lula, simplesmente é inverossímil.

Qualquer sondagem de opinião pública apontará um percentual de aplauso, para o candidato petista à reeleição, acima dos 80% ou mais. É fato.

O presidente não cumpriu seu compromisso de fazer do assentamento um modelo para o projeto (ele existe?) de reforma agrária do país. Contudo, não caiu em desgraça por lá. Meninos, eu vi!

PRIMEIRA PÁGINA

OBRIGADO – Sei que tem muito de cabotinismo na publicação desse e-mail, mas sou humano. Leia-o: “Amigo Carlos Santos, parabenizo-o pela exatidão e veracidade das matérias publicadas no seu blog. Pode considerá-lo como um melhores do país, e não é bajulação, pois bem sabes que não existe essa palavra no meu dicionário”. Frank Dantas.

CUIDE- SE – O senador e candidato à reeleição ao Senado, Fernando Bezerra (PTB), que se acautele. Pelo que pude sondar nos subterrâneos desta campanha que começa a exalar péssimo odor, o tempo vai fechar contra sua postulação. Denuncismo laboratorial está sendo manufaturado em escala industrial, na reta final da disputa.

MAESTRO – O maestro Isac Karabchevski, regente da orquestra da Petrobras, deixou muita gente de saia justa, em sua passagem por Mossoró esta semana. Num intervalo da regência, no Teatro Dix-huit Rosado em Mossoró, ele elogiou a obra e disse que fora apoio cultural da Petrobras, com “ínfimo” (sua palavra textual) investimento da Prefeitura mossoroense. Donos do poder e apaniguados quase tinham um troço. Mas engoliram a seco. A propaganda oficial costuma mitificar os inquilinos da prefeitura e ignorar a Petrobras. Parece que o maestro veio regido por script lá de cima.

BRILHANTE – O cantor-compositor Caetano Veloso deu entrevista à Folha de São Paulo que é uma pérola. Disseca a era Lula e também o ciclo FHC, revelando seu desapontamento com os dois e a política do país. Afirma que não é “burro” para votar em Lula. Admite dificuldade para escolher um candidato, pois não é a favor do voto em branco. Sobre a esquerda, ele emite um conceito emblemático: “É como torcida de futebol. As pessoas ficam cegas. Eu sou um simpatizante da esquerda por sede de harmonia, de dignidade e de Justiça. Mas vejo freqüentemente que a esquerda é quem mais ameaça essas coisas que me levaram a me aproximar dela”.

INDEFINIDO – Converso demoradamente com o professor Pedro Almeida Duarte, colaborador do rosadismo, logicamente sobre a política contemporânea. Em sua ótica, o quadro está completamente indefinido. “É uma campanha atípica”, diz. É verdade. Meticuloso, ponderado, Pedro Almeida entende que a corrida ao governo pode surpreender na reta final e ao Senado o cenário não enseja segurança a qualquer prognóstico.

PESQUISA – Encontro Casciano Vidal, titular do Instituto Índice, e entabulamos um rápido bate-papo. “Quem encomenda uma pesquisa faz dela o que quiser. Meu trabalho é produzi-la com seriedade”, comentou. Não quis se alongar quanto ao episódio da sondagem contratada pela Gazeta do Oeste há algumas semanas, que acabou sendo suprimida por força de influências externas. Admitiu que isso realmente teria ocorrido.

GERAIS

- Não é boa a saúde do meu amigo Tibério Rosado. A morte recente de sua irmã Dalvinha, o abalou mais ainda. Tibério está na lista do “Programa de Preservação dos Bons Rosados”, criado por este Blog para separar os úteis – como ele - dos patifes dessa família, a banda podre. Alguns são verdadeiros embustes biográficos, apesar da pose de honestos (argh!).
- Estou em Natal e sinto-me gratificado de ver o casal Manoel Ramalho/Wilma Wanderley tocar com esmero e determinação o projeto da TV União, que vem se expandindo no Estado. Tem uma sementezinha minha aí.
- A FM 98 de Natal está planificando um arrojado projeto de expansão do seu jornalismo. Sabe que conceito é uma marca a ser zelada.
- Obrigado a Fernando Eloy (Cimento Nassau), psicólogo e professor universitário Fred Costa e jornalista Vicente Serejo pela leitura deste Blog.

SÓ PRA CONTRARIAR

Quem vai agüentar fazer “campanha propositiva” até o final de setembro, hein?

Nenhum comentário:

Comunicado final deste Blog Jornalístico

A partir de hoje, um novo endereço na Internet responde pelo trabalho jornalístico que procuro desenvolver neste universo virtual. Depois de...