terça-feira, agosto 15, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Aguarde! Vem mais sujeira por aí

A Máfia dos Sanguessugas alarmou o país e revelou que um punhado de políticos está no pântano, patinando em ambiente fétido, listando entre os implicados pelo menos dois potiguares. Por coincidência (?) dois mossoroenses. Apareceram os nomes dos ex-deputados Múcio Sá (PSB) e Laíre Rosado (PSB).

Não tome como sensacionalismo. Tenho fontes seguras, que passam detalhes – pedindo para segurá-los, revelando mais gente da elite política do RN envolvida com a sujeira da mistura do dinheiro público com o privado. Não estranhe se, outra vez, Mossoró aparecer no topo da canalhice.

Há outra vertente do crime, lembrando o gangsterismo da Chicago dos anos 20. Ambulâncias, emendas congressuais, fundações, empresas suspeitíssimas, prefeituras, remédios etc fazem parte desse viés do crime. Mossoró, definitivamente, virou Chinatown.

Militando há quase 22 anos no apostolado jornalístico e parte considerável na seção política, conheço como poucos o que corre no subsolo desse universo. Aos poucos a opinião pública vai se dando conta de que nem tudo que reluz é ouro.

Em termos de política mossoroense, o Blog vem procurando despertar a consciência dos seus webleitores para o debate, a busca do senso crítico, onde não cabe a politicalha e a passionalidade.

Não deve ser motivo de orgulho para o jornalista descobrir e exumar molecagens dos nossos agentes públicos. Contudo, há tempos que digo e repito: chegamos à borra. Existe um acelerado empobrecimento intelectual, clara indigência moral e profundo descompromisso com as demandas sociais. A classe política está apodrecida.

Poucos escapam desse perfil. O que é péssimo para Mossoró e a política do RN. Aguarde. A sujeira, vinda de Brasília, batendo com a gerada por aqui, formará uma pororoca impressionante em breve espaço de tempo.

PRIMEIRA PÁGINA

AMEAÇA – O carcinicultor e candidato a deputado federal pela “Vontade Popular”, Itamar Rocha (PMDB), por pouco não fica sem direito a falar durante mobilização da aliança, no sábado, 12, em Mossoró. Quem o salvou foi um militante de Baraúna, que provocou o chefe de Gabinete da Prefeitura de Mossoró, Gustavo Rosado e o candidato a deputado estadual e marido da prefeita Fafá Rosado (PFL), Leonardo da Vinci (PFL). “Se ele não falar a gente acaba com sua campanha falando do que aconteceu na Ursap (Regional de Saúde)”. Logo apareceu o microfone para Itamar.

ALECRINIZAÇÃO – A Avenida Roberto Freire em Natal está se transformando numa sucursal do Alecrim, com pessoas, carros e barulho infernal de militantes na atual campanha. Segundo um jornalista amigo, “está havendo uma ‘alecrinização’ da Roberto Freire, que é o pedaço de chão mais caro de Natal”.

LEITE – Claro que virá à tona durante a campanha na TV e rádio, em nível de Rio Grande do Norte, as denúncias no caso da CPI da Cosern e CPI do Leite, época do governo Garibaldi Filho (PMDB). Em nossa estada em Natal durante alguns dias, nos intramuros dos programas eleitorais, foi fácil captar a inclinação. Da mesma forma, a governadora Wilma de Faria (PSB) não vai escapar do Folioduto.

MILTON – Em sua coluna de domingo na Gazeta do Oeste, o jornalista-médico e reitor da Uern, Milton Marques, lançou raciocínio possível, mas que não tem base nos fatos reais. Na ótica de Milton Marques, a ex-prefeita Rosalba Ciarlini é vítima de uma conspiração de políticos de maior graduação, para passar batida em seu projeto de ascensão estadual. Na verdade, a postulação de Rosalba foi imposta por seu marido, Carlos Augusto (PFL). As más línguas chegaram a divulgar, que que ele dera garantia de aplicação de 12 milhões de reais à campanha majoritária. Assim, Geraldo Melo (PSDB) foi escanteado pelo grupo Alves. É uma versão muito comentada na capital. Contudo, pondero, não tenho qualquer prova de que espelhe a verdade quanto aos números.

AUDITORES – A Saúde Pública e municipalizada em Mossoró, como este Blog noticiou em primeira mão ontem, está tendo que dar mais explicações. Fiscalização especial e de surpresa está coletando informações e documentos, cruzando dados e estreitando o gargalo por onde poderiam estar ocorrendo distorções. O número de auditores do próprio Ministério da Saúde em Mossoró não é pouco. Não posso passar maiores detalhes por respeito às fontes, confidenciais e de acesso privilegiadíssimo, a tudo que vem ocorrendo. Fique atento, pois. Vem mais coisa por aí.

FRAQUINHO – Os primeiros programas da propaganda eletrônica não agradam. O rádio não pode ser ignorado. Tem uma força descomunal, mas nossos marqueteiros são apaixonados mesmo pela TV. Lá eles se realizam, pensando que são Spilberg. Mas sou fã, assim mesmo, de propaganda em rádio e TV. Se houver um aparelho para medir o nível de sujeira, o “Sujeirômetro”, teremos índices acentuados de elevação no quesito hombridade. Material não falta. Está à superfície.

GERAIS

- Quem possui telefone da operadora Tim está sofrendo. Nos últimos dias, postado em Natal, fui vítima e testemunhei outras tantas pessoas na mesma situação. Está terrível.
- Obrigado ao jornalista Paulo Tarcísio Cavalcanti (TV União, Jornal Metropolitano e Diário de Natal), Jonathan Batista e Lucílio Filho (Rádio Princesa do Vale) pela leitura deste Blog.

SÓ PRA CONTRARIAR

Para que diabos serve o Tribunal de Contas do Estado (TCE)?

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro jornalista Carlos Santos:
Fiquei emocionado, como pai que sou de uma adolecente de 15 p/ 16 anos, do artigo muito bem escrito por Bárbara Lima Medeiros, de 8 anos.
O planeta Terra ainda tem jeito, e como, com uma Bárbara dessas residindo em nosso meio. Ave! Salve, salve!
Fora PCC! (Parlamentares Corruptos e Cafajestes).
Mais informações sobre o PCC, acesse: www.charges.com.br
Grande abraço e muito obrigado por ter-me concedido a oportunidade de ler o artigo.
Tôgo Ferrário Costa
togoferrario@uol.com.br

Comunicado final deste Blog Jornalístico

A partir de hoje, um novo endereço na Internet responde pelo trabalho jornalístico que procuro desenvolver neste universo virtual. Depois de...