sexta-feira, março 09, 2007

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Consenso casuístico

A antecipação, de novo, da eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa do RN, ocorrida esta semana, é exaltada pela imprensa como sinal de capacidade administrativa do presidente Robinson Faria (PMN). Incontestável a habilidade de Robinson em lidar com seus pares. E com uma caneta à mão, hein?

A sistemática mudança no que estabelece o próprio regimento interno da Casa é algo casuístico. Não acrescenta nada à democracia, à imagem da Assembléia Legislativa e ao povo.

O grosso da imprensa apenas noticia o fato, ignorando o seu papel crítico. Podia pelo menos apurar o porquê do consenso. Segundo Walter Lippmann, “Quando todos pensam a mesma maneira, ninguém pensa grande coisa”.

Se é para estabelecer que o mandato da mesa diretora passa de dois para quatro anos, tempo de cada legislatura, que se faça logo a alteração com um projeto de resolução. O que fica nas entrelinhas, é o odor de bazar político.

A reeleição da mesa diretora deveria ser vetada e, a antecipação, sequer cogitada. Ambas são um convite a vícios inconfessáveis. Um Estado Democrático de Direito pode sobreviver melhor sem essas quinquilharias.

PRIMEIRA PÁGINA

FECHANDO O CERCO – A Câmara de Mossoró não está sendo investigada “apenas” pelo Ministério Público estadual. A Polícia Federal adianta um denso trabalho de apuração de supostos deslizes da atual gestão, mas que se espraia como uma metástase pela Casa quase à unanimidade. À semana passada, por exemplo, o presidente Júnior Escóssia (PFL) depôs longamente na Delegacia da PF em Mossoró. Outras pessoas serão ouvidas. Eu não gostaria de estar na pele de algumas pessoas que fazem parte desse enredo.

DE VOLTA – A governadora Wilma de Faria (PSB) deságua em Mossoró por volta de 15h de hoje. Segundo comentou hoje em seu programa de rádio, para “fazer uma das coisas que mais gosto: visitar obras e realizações do governo”. Estará inaugurando a Delegacia da Mulher e estreitando parceria administrativa com o governo da prefeita Fafá Rosado (PFL).

A FEDERAL – A iminente migração do deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) para o PMN do presidente Robinson Faria e ao governismo, não implica apenas no reforço da bancada da governadora Wilma de Faria na Assembléia Legislativa. Mexe com a política do Seridó e carrega, embutido, o projeto de Nélter de ser candidato a deputado federal em 2010. Há espaço.

MULHERES – O movimento feminista continua sem imaginação e destinando sua inteligência e esforços a protestos festivos. Está na hora de refletir sobre outras políticas de ação, jogar na lixeira surradas palavras de ordem e identificar onde melhor pode utilizar sua força em favor da mulher, esse ser adorável.

GERAIS

- O radialista/jornalista Dorjival Silva, que atuou em vários órgãos de imprensa do RN, há tempos fincou bandeira no Mato Grosso, Tangará da Serra. Domingo passado foi eleito presidente do Centro de Tradições Nordestinas de lá. Parabéns, Dorjival.
- Um importante nome do círculo do poder em Mossoró foi flagrado com uma menor de idade, em motel, há poucos dias. O estranho, é que conseguiu se safar do problema, não obstante a delicadeza do caso. Pelo que foi possível colher, mil motivos resolveram tudo. Mas a questão pode eclodir adiante. Anote, por favor.
- O espetáculo “Chuva de Balas no País de Mossoró” vai usar recursos cinematográficos este ano, no mês de junho. Telão com filme retratando o texto encenado, deverá criar ambiente mais dinâmico, para contar a história do combate entre cidadãos locais e cangaceiros.
- Obrigado à leitura deste Blog a Escóssia Filho (Livraria do Contador), Ricardo Borges (Chesf-Fortaleza) e economista Elviro Rebouças (Cifrão Factoring)

SÓ PRA CONTRARIAR

Se toda unanimidade for realmente burra, o que dizer da Assembléia Legislativa do RN que se repete no hábito?

Nenhum comentário:

Comunicado final deste Blog Jornalístico

A partir de hoje, um novo endereço na Internet responde pelo trabalho jornalístico que procuro desenvolver neste universo virtual. Depois de...