segunda-feira, agosto 14, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Auditores na Gerência da Saúde de Mossoró

Esta segunda, 14, começou de forma sobressaltada na Gerência de Saúde da Prefeitura de Mossoró, que funciona no Centro Administrativo. Auditores do Sistema Unificado de Saúde (SUS), vindos de Brasília, começaram trabalho de rastreamento de pontos de suspeição no programa.

Desde que o jornal Página Certa denunciou em setembro de 2004 que o SUS em Mossoró seria um ambiente de série de irregularidades, apresentando nomes e esquemas, o vestal da seriedade na Saúde Pública do município desabou. A "Máfia dos Homens de Branco", como caracterizou o semanário, é hoje inquérito na Polícia Federal e processo na Justiça Federal, mas correndo em segredo de justiça, com vários figurões sendo citados.

Antes dos auditores, em duas ocasiões foram agentes federais que fizeram levantamentos documentais e coleta de material para periciamento. Mas claro que a imprensa – à exceção do Página Certa, não noticiou. Na verdade, um jornal chegou a ser orientado a informar que a PF teria sido "convidada" pela prefeitura. Hilariante.

A presença dos auditores, hoje, não se trata de trabalho de rotina. É procedimento especial. Mossoró não deve se surpreender com o que está sendo escondido, quando tudo vier à tona. Exala um péssimo odor. E nós vamos detalhar tudo.

PRIMEIRA PÁGINA

GRANDE MÃE – O médico Hélio Jales, cunhado do empresário Tasso Rosado, derrotado na eleição municipal passada na cidade de Messias Targino, não deixou o seu grupo na pior. A sua não-reeleição, que provocou o destronamento da família Jales de um domínio municipal de 28 anos, encontrou novo pouso. Adivinha onde? Jales em escala industrial podem ser localizados na lista quase infindável de DAS da Prefeitura de Mossoró.

ATO FALHO – Em sua programação no sábado em Mossoró, a aliança “Vontade Popular” fez caminhada com vários de seus candidatos e lideranças pelo centro de Mossoró. Num determinado momento, a ex-prefeita e candidata ao Senado, Rosalba Ciarlini (PFL), resolveu discursar em cima de um tamborete. Só para lembrar, essa peça do mobiliário popular nordestino é símbolo do adversário dela, ex-senador Geraldo Melo (PSDB).

GÉLIDO – Em Natal, só é possível se identificar a existência de campanha eleitoral quando alguma carreata aparece em meio a avenidas e ruas da capital. Alguma panfletagem também dá alento à disputa. Tudo indica que é mesmo no palanque eletrônico o palco da decisão.

APERTANDO – A movimentação mais forte da Vontade Popular em Mossoró não é por acaso. Com pesquisa em mãos apontando crescimento da governadora Wilma de Faria (PSB) e do candidato ao Senado Geraldo Melo, a ordem foi tentar estancar o crescimento de ambos.

GERAIS

- Já está no ar o www.empauta.net, com amplo noticiário e alguns colunistas. Acesse.
- Os jornalistas Ailton Medeiros e Rubens Lemos Filho, o primeiro do Jornal de Hoje (Primeira Edição) e o segundo secretário estadual da Comunicação, estão em esquentado bate-boca. O caso descamba para a baixaria e até no mundo Orkut.
- O encarte denominado de “Babado” do diário Jornal de Fato será retirado de cena. Segundo o editor do periódico, jornalista William Robson, o material está desvirtuado. De fato. Deixou de ser um retrato do mundo “in” e seus costumes, para dar sentido pejorativo ao título. Pura babação gosmenta.
- No trânsito entre Natal e Mossoró, com incursões pelo Sertão Central, não foi possível postar esta coluna no tempo real. E a segunda edição também ficou comprometida. Amanhã volto às boas, leitor. É o corre-corre ainda dissociado dos favores da tecnologia.
- Obrigado a Geraldo Maia, pesquisador; professor João Maria (programa Pedagogia da Gestão) e comerciante José Maria Viana (um amigo em tamanho indizível) pela leitura deste Blog.

SÓ PRA CONTRARIAR

Se esta é a terra da liberdade, por que se tentou impedir a circulação de um jornal que não agrada aos donos do poder, e da mesma forma houve sabotagem em palestra na Estação das Artes, com o jornalista Carlos Duarte?

Nenhum comentário:

Comunicado final deste Blog Jornalístico

A partir de hoje, um novo endereço na Internet responde pelo trabalho jornalístico que procuro desenvolver neste universo virtual. Depois de...