BIG BLOG
PERIGO - O sinal vermelho para as candidaturas à Assembléia Legislativa dos deputados Ruth Ciarlini (PFL) e Francisco José (PMN) não está apenas aceso. O quadro é de agonia dilacerante, capaz de ser revertida - é verdade, mas extremamente delicado na atualidade. Ruth aparece numa escala numérica em 43o lugar na preferência do eleitorado na pesquisa Perfil divulgada hoje (e postada por este Blog, em espaços abaixo) pela Rádio Cidade (FM 94) de Natal. Francisco José nem aí.
FECHADO - Mais do que nunca também vai se formando aquela tese já levantada neste Blog, de que somente sob efeito gravitacional muito forte, Rosalba Ciarlini (PFL) vai atropelar Fernando Bezerra (PTB) e o primeiro colocado Geraldo Melo (PSDB), na luta ao Senado. Não é por acaso que a ex-prefeita pede voto "coladinho, amarradinho e casadinho" com Garibaldi Filho (PMDB), concorrente ao governo estadual.
EFEITO - A sondagem também revela, que o efeito da denúncia do "Foliaduto" praticamente só chamuscou a postulação de Wilma de Faria (PSB) ao governo. Por quê? Talvez em face da oposição não ter condições morais de apontar sujeira no quintal alheio. Algo muito parecido, pelo menos a pesquisa mostra, com o registrado em nível de luta presidencial - Lula x oposição. Até aqui, a reação popular ao escândalo não reflete em movimento de alta de Garibaldi Filho e desabamento de Wilma.
FEDERAL - O quadro de concorrência à Câmara Federal não apresenta surpresas. Henrique Alves (PMDB) caminha mesmo para ser campeão de votos. A briga abaixo dele é renhida, mas sujeita a quase nenhuma surpresa. Estamos diante de um chapão onde praticamente só se disputa a posição de cada um dos oito eleitos na escala de vitoriosos.
CLARO - É preciso que fique claro o seguinte: a pesquisa em questão revela um cenário inicial de campanha, capaz de sofrer modificações consideráveis. Ninguém pode se considerar eleito por aparecer em boa posição e não há motivo para jogar a toalha, em caso de posição decepcionante. Para se ter uma idéia de como tudo é ainda nebuloso, 71,12% dos entrevistados pela Perfil não têm escolha ainda para deputado federal. Isso significa que tudo que aí está pode ser mudado de forma profunda, em 180 graus. Para deputado estadual o quadro é parecido, com 66,79% dos entrevistados sem candidato.
FÁTIMA - A deputada federal Fátima Bezerra (PT) foi entrevistada hoje pela Rádio Difusora, garantindo que a bancada federal dava total apoio à prefeita Fafá Rosado (PFL). Em Brasília, em périplo pela Esplanada dos Ministérios, Fafá buscava apoio para edificação da importante obra do complexo rodoviário da Abolição. Investimento da ordem de R$ 40 milhões, fundamental ao desenvolvimento urbanístico municipal e melhoria no tráfego.
DA REDAÇÃO
- O Grupo Riachuelo está tentando investir pesada soma para ampliar estrutura de sua loja em Mossoró. Por enquanto, o negócio ainda não prosperou. Nesta coluna, Primeira Edição de amanhã, daremos maiores detalhes.
- O anúncio da pesquisa Perfil/Rádio Cidade/Jornal de Hoje para governo, Senado, Câmara Federal, presidente da República e deputado estadual mexe com as discussões políticas. Tem muita gente de crista caída e outros comemorando.
- O Festival Gastronômico e Cultural de Martins que começa na sexta e vai até o próximo domingo, está bombando o turismo na região. Para se ter uma idéia do seu êxito, há uma delegação de 60 holandeses com reservas para a temporada no município.
- São muitos os investidores na carcinicultura que estão recuando no negócio. A decepção na área esta associada a prejuízos continuados. Alguns casos são de fim decorrente de insolvência dramática na região de Mossoró. Mais um caso típico que pode ser denominado de "ouro de tolo".
- Na Coluna do Herzog em Primeira Edição, amanhã no período matutino, traremos enfoque mais aprofundado sobre a pesquisa Perfil.
PENSANDO BEM...
"Eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo".
(Luis Fernando Veríssimo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário