sexta-feira, julho 14, 2006

COLUNA DO HERZOG (Primeira Edição)

Vergonha
Confesso que fiquei chocado:
Alunos da terceira série do segundo grau da Escola Estadual Myriam Coelli, em Nova Natal, este ano ainda não tiveram uma única aula de Português, uma única aula de Matemática, uma única aula de Química.
Os alunos dessa escola deveriam mobilizar suas famílias, seus vizinhos para um acampamento em frente da Secretaria Estadual de Educação até que o problema seja resolvido.
É uma pena que eles não sintam que estão sendo vítimas de uma injustiça, não apenas contra eles próprios, mas contra o futuro do RN.
Que chance um garoto desse ou uma garota dessa pode ter na hora de enfrentar o vestibular ou um concurso público?
Pior: é que essa situação não é um privilégio da escola Myryam Coelli. A catástrofe se repete em várias escolas da capital.
Imagine-se como anda a situação no interior.
Aqui, na saída de Natal, por exemplo, Nova Parnamirim não conta sequer com uma escola de segundo grau.
Fico imaginando o que não ocorre em lugares mais distantes.
Meu Deus do céu. (Do Blog de Paulo Tarcísio Cavalcanti)

PRIMEIRA PÁGINA

JANTAR – Bombou o jantar de adesão promovido pelo vice-governador Antônio Jácome (PMN), ontem à noite em Assu. Houve comparecimento de cerca de 250 pessoas, em sua grande maioria da comunidade evangélica, onde o ex-deputado, pastor e médico transita com desenvolvura.
JOÃO – Por falar em Assu, o nome a deputado federal que vem ganhando espaço, pelo menos visual, é do ex-secretário estadual do Desenvolvimento, economista João Maia (PL). A estrutura de apoio ao nome de João está bastante articulada e dando visibilidade ao candidato.
NATAL – O ex-deputado Carlos Augusto (PFL) vai manter trânsito constante entre Natal e Mossoró nesta campanha. Entretanto, a prioridade é comandar a cruzada de sua mulher e candidata ao Senado, ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PFL), da capital. “Tudo acontece lá”, confessa a este Blog.
JURAMENTO - Apesar da estreita amizade que o ex-deputado Manoel Mário desfruta com o também ex-deputado Carlos Augusto (PFL), seu voto para a candidata Rosalba Ciarlini (PFL) poderá causar certa dúvida. Basta Manoel manter a postura de "nunca mais votar em um Alves", como ele sempre dizia. Vale lembrar que o suplente da candidata é simplesmente Garibalde Alves, pai. Outro detalhe: o candidato a governador apoiado pelo PFL e grupo de Carlos Augusto, do qual Manoel faz parte, é Garibaldi, filho (PMDB). "Oh, drama cruel, my God!", diria qualquer personagem dramático de Shakespeare.
TAMBORETE - Informação colhida no jantar à imprensa oferecido pelo candidato a senador Geraldo Melo (PSDB), ontem à noite (veja matéria abaixo desta coluna), indica sua presença em Mossoró e região à próxima semana. Vem justamente para o olho do tufão rosalbista, à cata de ser a opção de outra banda da cidade.
MATERIAL - O candidato a deputado estadual Leonardo da Vinci Nogueira (PFL) recebeu esta semana a primeira leva de material de divulgação de sua campanha. Entretanto, tem sido parcimonioso na pulverização. Na verdade, ele e praticamente todos os candidatos, temerosos quanto à interpretação da legislação eleitoral.
PODE? - Para se ter uma idéia da confusão em torno do ordenamento legal para a campanha, no início da semana o candidato Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco, acabou punido com pena pecuniária de R$ 21 mil, porque um poeta popular lhe aprontou homenagem em verso de cordel.
ARTICULAÇÃO - O professor Pedro Almeida Duarte, ex-secretário estadual da Educação na era Garibaldi Filho, está trabalhando nos bastidores em prol das candidatas Sandra Rosado (federal) e Larissa Rosado (estadual), ambas do PSB. Entretanto, ninguém cobre dele voto em Wilma de Faria (PSB) à reeleição. Para o Senado e governo, vai daqui uma dupla estimativa: Geraldo Melo e Garibaldi Filho. Se bem que o voto é secreto.

GERAIS

- O publicitário e radialista Caby Costa Lima lança hoje às 21h no restaurante Travessia, mais uma edição do livro documental, da Mossoró do passado, “Do bumba”. O empresário Rútilo Coelho faz a apresentação.
- É hoje também o lançamento do Instituto de Neurocardiologia Wilson Rosado. O evento será na TV Cabo Mossoró (TCM), a partir das 20h. O doutor Bernardo Rosado é um dos médicos associados ao empreendimento.
- Anote: no período vespertino você terá a segunda edição desta coluna.
- Apesar de pouco afeito às festas, o empresário e apresentador do programa madrugador “A voz do povo” (Rádio Difusora), Zé Mendes, faz aniversário hoje. Tem motivos para comemorar, pois ostenta uma saúde de ferro e muito gogó. Tudo “tintin por tintin”, como convencionou falar ao rádio.
- O advogado Honório de Medeiros e o jornalista Franklin Jorge escalaram a serra. Estão em Martins, para participação no Festival de Gastronomia e Cultura do município, em sua terceira edição. Se driblar alguns compromissos a tempo, ainda aparecerei por aí até o final do evento. Um abraço.
- A campanha Liquida Mossoró faz o sorteio dos ganhadores dos variados prêmios nesta manhã, 11h, em plena Praça Rodolfo Fernandes. Serão dois caminhões abarrotados de produtos, além de duas motos.
- Muito salutar a volta às páginas do Correio da Tarde do ótimo Luís Henrique, repórter social com estilo agradável, bem-informado e pouco afeito a frivolidades textualizadas.
- Obrigado pelo acesso a este Blog ao ex-vice-prefeito mossoroense Antônio Capistrano, advogado Daniel Victor e Porfírio Negreiros (Casa da Revista).

SÓ PRA CONTRARIAR
Uma das esperanças do rosalbismo se apega a um princípio da física, que poderá se aplicar ao adversário - crescente, Geraldo Melo: "tudo que sobe, desce".

Nenhum comentário:

Comunicado final deste Blog Jornalístico

A partir de hoje, um novo endereço na Internet responde pelo trabalho jornalístico que procuro desenvolver neste universo virtual. Depois de...